Aprenda a Fazer o Seu Próprio Repelente de Insetos Natural

Eu sou daquelas que anda com o repelente à tiracolo. Cada picada é um tormento: pele inchada, coceira… E agora, com todas estas notícias sobre as doenças que o inseto Aedes Aegypti vem espalhando, estou mais adepta do que nunca ao uso frequente de repelente.

Porém, eu me sinto com o uso dos repelentes das farmácias, meio intoxicada, como se eu estivesse me enchendo de inseticida. E, procurando por uma solução mais natural, decidi preparar meu repelente natural!

Aproveito então a oportunidade para compartilhar com vocês estas duas receitas. Espero que funcione para vocês tão bem quanto tem funcionado para mim.

Existem muitos Óleos Essenciais conhecidos por serem excelentes repelentes naturais de insetos, por exemplo: Citronela, Cravo, Capim-limão, Tea Tree, Eucalipto, Cedro, Alfazema, Hortelã Pimenta, Laranja, Limão e Canela.

Muitos destes Óleos Essenciais funcionam melhor para algumas pragas específicas. Por exemplo:

Nos bichinhos de estimação, contra pulgas – cedro, citronela, eucalipto, erva-cidreira, lavanda, laranja, pinho. Contra carrapatos – gerânio, zimbro, pau-rosa, tomilho, toranja, orégano. Lembrando que alguns destes óleos essenciais são tóxicos para gatos (é bom pesquisar melhor)

Contra mosquitos e pernilongos: cravo, citronela, andiroba, eucalipto, hortelã-pimenta, limão, eucalipto, laranja, tomilho, gerânio, lavanda.

As receitas de hoje são simples de fazer e indicadas para usar borrifando e espalhando na pele. L

 

:: RECEITA 1

 

Preencha uma garrafa escura, limpa, de 1 litro e que tenha tampa spray com:

250 ml de Água Destilada ou fervida (fria);
500 ml de Álcool de Cereais;
100 ml do Óleo Essencial escolhido.

Se você quiser adicionar mais óleos, é só adicionar menos de cada óleo. Apenas lembre-se de manter uma margem de segurança, não adicionando mais do que 15% de óleos essenciais à fórmula. Outro lembrete é de que a garrafa não pode ficar totalmente cheia, para que haja espaço para agitar a mistura sempre que for utilizar.

Agite bem e pulverize sobre o corpo, em pouca quantidade, espalhando com as mãos e evitando olhos e mucosas. Guarde longe de calor e da luz solar. Reaplique sempre que necessário.

OBS: Esta mistura também pode ser pulverizada na coleira do seu cachorro.

 

:: RECEITA 2

 

1) Reserve uma garrafa escura, limpa, de no mínimo 750ml e que tenha tampa spray.

2) Junte num vidro com tampa:
500 ml de água Álcool de Cereais, se não tiver, pode usar o comum.
2 pacotinhos de Cravo da Índia (20 gramas)

Deixe essa mistura descansando (curtindo) de 4 a 7 dias num local escuro, agitando o vidro duas vezes por dia, para misturar. Dessa forma, o álcool extrai o óleo essencial do cravo.

Após este período, coe e transfira para a garrafa reservada juntando a essa mistura mais 100 ml de Óleo de Amêndoas (ou outro óleo corporal vegetal da sua preferência).

Pulverize sobre o corpo, em pouca quantidade, espalhando com as mãos e evitando olhos e mucosas. Guarde longe de calor e da luz solar. Reaplique sempre que necessário.

Pronto! Sinta-se protegido em casa, viagens, praias, entre outros lugares onde houver exposição à presença de insetos.

:: Essa quantidade de repelente rende e pode ser usada pela sua família. Não aplique em bebês ou pessoas alérgicas à qualquer um dos componentes.

 

#DICAS para aliviar dos Incômodos das Picadas:
• Aplicar lavanda diretamente na área afetada. O óleo essencial de Lavanda (ou Alfazema) é o único que pode ser aplicado direto na pele (todos os outros devem sempre ser diluídos).
• Aplicar vinagre de maçã.
• Esfregar a área afetada com uma fatia de limão.
• Manter um cubo de gelo sobre a picada.
• Criar uma pasta de água e bicarbonato de sódio. Aplicar diretamente na área afetada.

 

Estou preparando um novo fascículo com mais dicas sobre os óleos essenciais. Lembrando que óleo essencial não é essência ou aroma de ervas. Quando for comprar peça ajuda do vendedor. Certifique-se de estar usando Óleos Essenciais 100% puros.

Inscreva-se no site para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

(Adri Alves)

Comentários

Uma ideia sobre “Aprenda a Fazer o Seu Próprio Repelente de Insetos Natural

  1. Grata por todos os conselhos. Sou pessoa alérgica à poeira, cascas de leguminosas, tipo inhame (só toco c/luvas). Sou tomada por urticária, algo insuportável! Estou sim interessada em receber artigos sobre o tema: ALERGIAS. Grata Diva Falcão

    Diva Falcão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Matérias Relacionadas