Bons Motivos para Estimular os Seus Sentidos com Lavanda

:: No sentido do Olfato

A palavra Lavanda vem do latim lavare, “lavar”.

Foi um dos aromáticos preferidos dos romanos por conta de suas atividades balneárias. Eles devem ter introduzido a planta na Inglaterra, e desde então ela tem sido a grande favorita das mulheres.

É muito usado como água de colônia, e é o principal ingrediente de muitos pot-pourris e sachês.

O óleo essencial de Lavanda, era usado antigamente para espalhar pelo chão das casas e igrejas em ocasiões festivas, tendo sido muito popular em águas de toalete e vinagre.

A Lavanda é cultivada em muitos países europeus, mas o principal produtor é a França.

O odor limpo e fresco da Lavanda não precisa de descrição, tampouco sua planta. A essência é muito usada em perfumaria, especialmente em águas de colônia, tendo ainda um odor extremamente popular. O óleo essencial de Lavanda é límpido e tem um sabor amargo, mais ou menos suave. Ele combina bem com um grande número de óleos essenciais, principalmente com os de gerânio, ylang ylang, laranja e bergamota , acrescentando uma leve suavidade floral a quase toda mistura.

:: No sentido do Paladar – Flores de lavanda

Além de lindas… elas contêm tanino, sais minerais e óleos essenciais que proporcionam anti-séptico, calmante e cura, e também ajuda a estimular o sistema nervoso. Sua infusão, além de saborosa, é usada para tratar problemas digestivos, dores de cabeça, hipertensão, insônia, problemas cardíacos, náusea, asma e distúrbios respiratórios.

Quando você tem ansiedade, dores de cabeça, reumatismo, uma solução muito eficaz é beber chá de lavanda. Poucas flores são o suficiente e nem precisa adoçar.

:: No sentido do Tato – Óleo de Lavanda

O óleo essencial de Lavanda costuma ser considerado como a essência mais útil e versátil para fins terapêuticos.

Um estudo que avaliou o tratamento de crianças com eczemas descobriu que foi o toque terapêutico da mãe que melhorou os sintomas, noutras palavras, a massagem quer com os óleos essenciais (incluindo lavanda), quer sem estes, reduziram as feridas da pele seca e escamosa. Outro estudo constatou que o óleo de lavanda pode melhorar o controlo da dor após a cirurgia. Cinquenta pacientes submetidos à cirurgia de biópsia da mama receberam ou oxigênio suplementado com óleo de lavanda ou apenas oxigênio. Os pacientes do grupo que recebeu a lavanda relataram um melhor controlo da dor do que os pacientes do grupo de controlo.
O óleo de Lavanda é útil durante o parto pois ajuda a diminuir a severidade das contrações. Ajuda a acalmar a mãe e, como água aromática, pode ser usado como compressa refrescante para a cabeça. Pode ser usado como óleo de massagem para a parte inferior das costas (o que também diminui as dores) e em compressa quente sobre o abdome.
Este também é usado num banho para o tratamento de dores articulares e musculares. O óleo é muito útil para o cuidado da pele oleosa e acne. Ele também é usado em massagem para fortalecer o couro cabeludo.

:: Outros usos

Os aromaterapeutas também usam lavanda na terapia de inalação para tratar dores de cabeça, perturbações do sistema nervoso e exaustão.

Uma planta linda e que pode nos ajudar a melhorar sempre!

. A Lavanda costuma ser útil em casos de inflamação, daí seu uso em queimaduras, dermatites, eczema, psoríase, conjuntivite, cistite, diarréia, laringite e semelhantes.

. O banho aromático ou escalda-pés com óleo essencial de Lavanda é refrescante, relaxante e, conforme o caso, quase sempre terapêutico. Aquece o coração, estabiliza as emoções…

. Adicionar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro alivia a insônia e estresse.

. A Lavanda é um excelente insecticida. Se você combinar algumas gotas de óleo de girassol com óleo de lavanda em uma mistura pode passar em diferentes partes do corpo para evitar insetos.

. Para afastar as traças, é recomendado colocar sacos de lavanda secas nos armários e roupeiros.

. A água destilada das flores ajuda a recuperação da voz.

 

Com estas dicas, espero que você inclua a Lavanda na sua vida, afinal de contas, tantos benefícios não podem ser desperdiçados!

 

E se quiser saber ainda mais sobre os ÓLEOS ESSENCIAIS, clique aqui.

Adri Alves – pesquisas pessoais (na internet)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Matérias Relacionadas