Chá de Erva de São João – é um Antidepressivo Natural!

Na Alemanha, o medicamento preferido para depressão não é o Prozac, e sim a versão que existe na própria natureza.

Doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo, a depressão não escolhe sexo nem idade e pode ocorrer na fase infantil, adolescente ou adulta de uma pessoa. Acredita-se que atualmente no mundo, cerca de 20% da população sofra de depressão. As causas ainda são desconhecidas, porém, alguns cientistas acreditam que a depressão esteja ligada a vários fatores como: hereditariedade, distúrbios neurológicos, disfunções hormonais, ambientes, entre outros. Ela pode ocorrer mais de uma vez em um indivíduo e há várias formas e tipos de depressão.

A #depressão tem várias faces. Algumas vezes é um sentimento melancólico. Outras, é cansaço, apatia ou ansiedade. Há até mesmo fases em que é muitas dessas coisas juntas. Mas sempre é sentida como algo que afasta a pessoa do gozo normal da vida.

 

:: O QUE É A ERVA-DE-SÃO-JOÃO?

Conhecida como “Hypericum Perforatum”, “Hipérico” ou “Herb San John”, a Erva de São João (esta da flor amarela) é uma planta silvestre comum que tem flores vívidas, beiradas por pequenas esferas pretas. Quando é esfregada, a planta libera um pigmento vermelho, que contém hipericina, que é identificada como a substância química farmacologicamente ativa.

Não confundir com o “Agerathum Conyzoides” – Mentrasto.

 

:: A ERVA DO BOM-HUMOR

No mercado farmacêutico existem inúmeros medicamentos que podem auxiliar no tratamento dessa doença. A fitoterapia também dá sua contribuição através do Hipérico ( Hypericum perforatum), tradicional planta medicinal que auxilia no tratamento da depressão leve a moderada, sendo ainda capaz de melhorar a qualidade do sono sem apresentar propriedades sedativas, provavelmente por estimular a liberação de melatonina.

Os princípios ativos encontrados na planta (saponina, taninos, flavonóides e hipericina) são os responsáveis pelo equilíbrio emocional.

Considerada a erva do bom humor, pois ativa as reações cerebrais responsáveis pelo bem-estar, o Hipérico é um excelente inibidor da serotonina e da norepinefrina – substâncias químicas que controlam as emoções. Testes já comprovaram que o Hipérico inibe a elevação de cortisol, conhecido como o “hormônio do stress”.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Ludwig-Maximiliam, em Munique, na Alemanha, foi constatado que 55% das pessoas que sofrem de depressão melhoraram com o uso de medicamentos à base de Hipérico.

Essa planta é consumida por mais da metade da população alemã que sofre de depressão, fazendo com que medicamentos sintéticos, sejam consumidos por apenas 2%. Os medicamentos à base de Hipericum Perforatum somam mais que 50% dos antidepressivos na Alemanha, cerca de 30 milhões de receitas ao ano, sendo que o mesmo apresenta a vantagem de não causar os efeitos colaterais comuns aos medicamentos sintéticos, como aumento ou perda de peso, redução da libido, distúrbios sexuais e até mesmo dependência física e psicológica.

Trecho do livro ERVA DE SÃO JOÃO – O ANTIDEPRESSIVO NATURAL
da psiquiatra americada Hyla Cass, M. D. – Editora Madras
” Ao longo dos meus muitos anos de prática da psiquiatria, procurei remédios naturais que ajudassem os meus clientes. Tenho perfeita consciência dos benefícios das drogas convencionais, e as tenho empregado na minha prática quando apropriado. Mas também tenho consciência dos efeitos colaterais e do alto custo associados aos antidepressivos sintéticos, como o Prozac, e do fato de que há muitas pessoas – talvez milhões- que simplesmente não precisam deles. Para essas pessoas, a Erva de São João é uma dádiva divina. Tenho usado a Erva de São João em larga escala, e posso provar que se trata de algo eficaz e suave. Tenho visto essa notável erva ajudar a trazer considerável bem-estar a muitos clientes meus. O que os médicos descobriram é que a Erva de São João não é útil apenas no tratamento de alguns tipos de depressão, inclusive dos distúrbios afetivos sazonais, mas que tem efeitos que combatem as infecções e que melhoram o sistema imunológico.”

 

:: Modo de uso da Erva de São João
As partes utilizadas da Erva de São João são as flores e folhas.

Chá de Erva de São João:
Colocar 20 g de folhas secas em uma panela e acrescentar 500 ml de água, deixando ferver por 10 minutos. Coar e beber, quando esfriar.

Efeitos Colaterais da Erva de São João:
Os efeitos colaterais da Erva de São João incluem cansaço, boca seca, anorgasmia, aumento da frequência urinária e aumento da transpiração.

Contraindicações da Erva de São João:
A Erva de São João está contraindicada na gravidez e em mulheres que tomam anticoncepcionais.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Matérias Relacionadas