A Sua Voz Interior Precisa de Ouvidos

Enfrentamos todos os eventos da vida, seguindo as regras e crenças que nos foram introjetadas ao longo de nossa própria história. Muitas são as influências que determinam nosso comportamento.

E são tantas, que num determinado momento, deixamos de saber ao certo, se as idéias que defendemos são fruto de nossas próprias convicções ou se continuamos, apesar de adultos, nos baseando na experiência e nas vozes alheias.

Não é fácil perceber e distinguir esta diferença, visto que a maioria de nós vive num estado de total inconsciência, tanto de seus próprios sentimentos, quanto dos condicionamentos a que foram e continuam sendo submetidos.

Estes condicionamentos constituem uma das principais fontes de sofrimento para os seres humanos, que se angustiam por terem de adaptar-se a modelos pré-determinados e encaixar-se em padrões que nem sempre correspondem ao que anseia sua alma.

Quanto mais distantes permanecem do que aspira sua essência interior, mais angústia e insatisfação experimentam. Porém, de nada adianta buscar no mundo a solução para esta discrepância.

A única forma de saber sem qualquer dúvida do que necessitamos para sermos felizes, é mergulhar fundo em nossa interioridade e descobrir ali a verdade que se esconde por trás das vozes exteriores que predominam em nossa mente. É somente no silêncio que poderemos ouvir as respostas pelas quais tanto ansiamos.

 

“Não siga ninguém, de outro modo você será infeliz…
Se você não ouvir mais ninguém, se você somente ouvir sua própria voz – mesmo se você errar algumas vezes, mesmo se você for errado algumas vezes, não importa. Você vai errar, porque você tem sido acostumado a seguir tanto os outros, que você perdeu sua voz interior…
Você não sabe o que a voz interior é. Há muitas vozes e elas são todas de outros.
Algumas vezes a mãe fala, faça isto. Algumas vezes o pai fala, não faça isto. Algumas vezes alguém mais, Buda, Jesus, Chuang Tzu; abandone todas estas vozes. Ouça!
A meditação é um ouvir profundo, ouvir sua voz interior. Como você se torna silencioso, as vozes cessam… Todos se vão, somente você é deixado sozinho em seu vazio. Então sua natureza expressa ela mesma – e isto é um florescimento.
Como a semente irrompe e brota, então sua voz interior irrompe, brota. E então siga-a, onde quer que ela o conduza, siga-a. Não ouça ninguém. Este é o seu caminho para Deus. E tudo que um Mestre pode fazer é trazer você para sua voz interior. O Mestre não se torna o substituto, caso contrário você se tornará mais abarrotado do que estava antes.
Não me faça sua voz, eu não sou seu inimigo. Não me ouça. Somente isto é suficiente: que você vá fundo dentro de si mesmo e ouça sua própria voz. Se eu posso ajudá-lo a alcançá-la, então eu sou um Mestre para você; caso contrário, eu sou seu inimigo.
E uma vez que você tenha começado a ouvir sua própria voz, eu não sou necessário, você pode descartar-me. Ouça… como há um terceiro olho, há um terceiro ouvido, isto não é dito nas escrituras. Há um terceiro ouvido, e como o terceiro olho dará a você vislumbres de seu verdadeiro ser, então o terceiro ouvido dá a você vislumbres de sua voz interior.
Quando estes dois ouvidos externos param de funcionar – quando você não está ouvindo ninguém, você se torna completamente surdo, nenhuma voz penetra e você joga todas as vozes para fora, quando você joga todo o lixo fora, e é apenas vazio, acomodado dentro – você sentirá a voz. Ela está sempre lá.
… Uma vez que você possa sentir sua voz então regras não são necessárias, você tem se tornado uma regra para si mesmo. E quanto mais clara a voz, mais seus passos seguirão na direção certa. Ela se torna uma força progressivamente mais e mais forte.
Você sentirá um profundo contentamento, que nada está errado e você pode abençoar e ser abençoado por tudo.
… Religião é rebelião… É a maior rebelião – porque você está sozinho, ninguém mais está aí e você tem que atravessar o caminho sozinho. É a rebelião do individuo contra a multidão.
A multidão é muito poderosa. Ela pode carregar você, sempre tem carregado você…
Deixar você vivo é perigoso para a multidão – porque então você seguirá seu próprio caminho. E a multidão tem seu próprio caminho – ela quer que você o siga….
Sua voz interior pode estar movendo você para se tornar um Buda ou um Chuang Tzu, mas a sociedade não precisa de um Buda – ela precisa de um perfeito executivo.
O que um Buda necessita? Ele é imprestável economicamente, uma carga.
… Todo mundo está em uma condição ruim porque ninguém tem ouvido seu ser autêntico. Ouça-o! E não ouça ninguém mais. Será árduo, você terá de perder muito, muitos investimentos serão perdidos… é renúncia de falsos investimentos, é renunciar aos outros e seus desejos e suas expectativas, e é uma decisão ser autenticamente você mesmo”.
OSHO -When the Shoe Fits

 

Texto de Elisabeth Cavalcante

Comentários

3 ideias sobre “A Sua Voz Interior Precisa de Ouvidos

  1. NAO SEI NEM COMO RESUMIR,MAS FOI A PRIMEIRA VEZ QUE CONSEGUI LER SOBRE TEMAS QUE GOSTO,ALIAS ADORO,AMO.SABE QUANDO VAI A FEIRA E ACHA TUDO EM UMA SO BANCA,ENTAO FOI ASSIM,QUE VCS ME CONQUISTARAM,SO TENHO A DIZER PARABENS E GRANDE ABRAÇO

    ivone
  2. maravilhoso…sem palavras
    coisas boas que ajudam as pessoas crescerem…

    ilcione

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Matérias Relacionadas