Um Arco-Íris É o Símbolo de Um Novo Tempo

A seqüência das sete cores encanta as crianças _ quem não se lembra do amor ciumento pela caixa de lápis de cor?

O conjunto dos diversos matizes também torna-se fascinante na natureza _ as flores trazem para a Terra todas as cores admiradas no céu.

 

Fim de tarde, nuvens transparentes de vapor, raios de sol.
Gotas de água brilhantes se convertem em minúsculos prismas líquidos e transformam a luz do céu em um arco-íris de sete cores, grandioso, magnífico.

Esse instante mágico cala fundo no coração dos homens _ o arco-íris está presente em quase todas as religiões e mitologias da humanidade.

Ele representa as virtudes contidas em todas as cores: a força da vida ligada ao vermelho, a alegria trazida pelo laranja ou a sabedoria do amarelo. Fecham o ciclo o equilíbrio proporcionado pelo verde, a paz do azul e a vibração espiritual do violeta.

O contato com o arco celeste enche nosso coração de alegria. Por um momento voltamos a ser crianças, maravilhadas com aquele presente inesperado que ganhamos dos céus.

 

“Ver um arco-íris é um contato profundo com uma força auspiciosa…”

:: Origem do nome

Os gregos chamavam de “Íris – a bela deusa” que habitava o arco celeste. O nome arco-íris é uma homenagem a ela. Íris tinha um vaso de água nas mãos, para formar o seu chão de vapor colorido, e carregava o caduceu, um bastão com duas cobras enroladas, símbolo da cura, até hoje usado para representar a medicina. Assim ela transmitia aos homens a noção de que a cor pode curar.

Hoje, a cromoterapia, que usa luzes coloridas em seus tratamentos, segue a indicação de Íris.

:: Guerreiros do arco-íris

Mas é na tradição dos índios americanos que as sete cores celestes anunciam um novo tempo de felicidade. Diz uma profecia da tribo Cree que, numa época em que os rios do planeta estivessem envenenados, e o mar, negro de sujeira, surgiriam os guerreiros do arco-íris, que lutariam pela dignidade da Mãe Terra.

Em 1968, um grupo de jovens canadenses e americanos retomou a velha lenda indígena e fundou o Greenpeace, organização internacional que luta pela preservação do meio ambiente. E batizaram de Raimbow Warrior (Guerreiro do Arco-Íris) o barco que protagonizou várias ações da entidade.

 

Todas as pessoas que lutam por melhores condições de vida e saúde, pela cidadania e pela natureza são guerreiros do arco-íris“.

 

Não é por acaso, portanto, que o arco celeste seja um dos símbolos da Era de Aquário. As sete cores irmanadas anunciam um novo tempo, em que a fraternidade, uma das grandes qualidades deste signo, finalmente irá prevalecer sobre o individualismo.

 

Texto de Adri Alves – pesquisas pessoais

 

Comentários

Uma ideia sobre “Um Arco-Íris É o Símbolo de Um Novo Tempo

  1. como diz o nome guerreiro do arco iris,lutar sempre,sou uma guerreira.

    ivone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Matérias Relacionadas